fbpx
Outubro 16, 2021

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Os Tugas na Europa

3 min read
europa do futebol

Porto, Benfica e Braga garantiram esta semana, a passagem à fase seguinte da Liga do Campeões, no caso dos Dragões, e da Liga Europa para as Águias e Guerreiros, a faltar ainda uma jornada para terminar a fase de grupos das competições europeias.

A campanha europeia deste ano, permitiu que Portugal “fugisse” da Rússia no ranking europeu. A França também ficou mais perto, ficando Top 5 dos campeonatos europeus à porta, e a possibilidade de qualificar mais equipas para a europa.

Falemos então da performance dos três “Tugas” na fase de grupos das competições europeias deste ano atipico.

Manchester City, Olympiacos e Marselha foram as favas que saíram aos azuis e brancos. Sinceramente, esperava-se a passagem do campeão nacional aos oitavos de final, mas esperava-se mais dificuldades para o fazer. Até agora, e faltando apenas uma jornada, o FC Porto apenas perdeu pontos contra o poderoso inglês (derrota e empate), e conquistou 9 em 9 pontos nos restantes 3 jogos. A defesa é, até agora, o ponto forte dos dragões, que já levam 4 jogos seguidos sem sofrer golos, não sofrendo golos em casa. Conceição tem alternado a tática e a forma de jogar conforme os adversários, e isso tem se revelado crucial para o sucesso da equipa nesta competição. Nortenhos com passagem esperada para os oitavos, a 16ª na Champions para o Porto, que ficam agora à espera que a sorte lhes sorria no sorteio.

Imagem: Facebook FC Porto

Benfica tinha dos três, em teoria, o papel mais facilitado. Rangers, Standard Liege e Lech Poznan ficaram no grupo dos encarnados, e tirando os escoceses, o poderio e qualidade dos lisboetas era bem superior aos restantes adversários. E foi exatamente isso que aconteceu. O Benfica venceu 3 dos 5 jogos até este momento, com relativa facilidade e com muitos golos (com 16 golos são dos melhores ataques da prova), perdendo apenas pontos com os escoceses (dois empates, em jogos que os encarnados estiveram a perder por dois golos). Jesus já avisou que a partir dos oitavos de final da prova, fase que se espera a presença dos encarnados, a Liga Europa se transforma numa espécie de Champions League. Espera-se que até lá, “JJ” melhore o seu setor defensivo, setor onde os encarnados têm mais problemas.

Imagem: Facebook SL Benfica

Aos Guerreiros do Minho saiu o Leicester, AEK e FC Zorya como obstáculos na fase de grupos da Liga Europa. A previsão era que Braga e AEK “lutassem” pelo 2º lugar do grupo, mas a faltar uma jornada para terminar, o Braga está empatado com os ingleses no primeiro lugar, embora dependendo de uma escorregadela dos azuis ingleses. E tirando a pesada derrota em Inglaterra, numa altura em que o Leicester era líder da Premiere League, os minhotos tem feito uma fantástica fase de grupos. Empate em casa com os ingleses, com Vardy a fazer o empate no ultimo suspiro, e vitória nos outros 3 jogos com autoridade, qualidade e muitos golos. Carvalhal tem uma equipa jovem, com talento, e que, corrigindo alguns erros defensivos, se pode tornar um osso duro de roer na fase a eliminar da Liga Europa.

Imagem: Facebook SC Braga

As equipas portuguesas fizeram algo esta época, que não estamos habituados e que não vemos todos os anos: a faltar uma jornada, a qualificação já está no “papo”, sem precisarmos de esperar pela última jornada, com calculadora e a “rezar”.

Facebook Comments

error

Subscreva as nossas plataformas sociais