fbpx
Abril 15, 2021

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

De África a Bragança

2 min read
Africanos de Bragança 2020

Mora na cidade de Bragança uma equipa rara. A Associação de Estudantes Africanos do IPB disputa o distrital brigantino e já participou na Taça de Portugal.

A vontade que tínhamos de ir conhecer esta equipa é já antiga. Desde que nos aventuramos pelo distrito de Vila Real para entrevistar o Fred Coelho e o Diogo Castela que tínhamos intenção de avançar mais para nordeste e conhecer a distrital de Bragança. Quando peguei na lista de equipas para estudar qual ou quais seriam as mais interessantes a AEAB saltou-me imediatamente à vista e minha curiosidade ficou atiçada. Nasceu em mim desde esse dia uma enorme curiosidade de perceber como é que no nordeste transmontano, no coração da chamada “Terra Fria Transmontana”, nasce uma equipa composta essencialmente por cabo-verdianos.

O tempo passou, o COVID atacou, e tudo foi ficando para mais tarde… Até que um dia, num dos nossos diretos no Facebook e já depois da transmissão encerrada, um dos convidados sugeriu que se queríamos conhecer equipas com histórias especiais, tínhamos que ir a Bragança conhecer a equipa dos africanos. Passado uns dias, enviei uma mensagem à AEAB e foi assim.

Foram depois duas idas a Bragança para conhecer a equipa e fazer entrevistas. Duas viagens longas e solitárias, uma com muito mau tempo e outra com muito frio, mas que valeram a pena pelas histórias e pelo produto final que penso estar à altura do que temos apresentado até agora.

A equipa tem várias “missões”: social, cultural e, claro, desportivo,

Mas não vou dar spoiler. Os testemunhos do Óscar e do Hélton são esclarecedores e merecedores da vossa visualização.

Facebook Comments

error

Subscreva as nossas plataformas sociais