Futebol de Aveiro: ninguém desce e outras mudanças profundas.

No final noite de segunda-feira a Associação de Futebol de Aveiro tornou públicas a consequências que esta paragem terá no panorama futebolístico do distrito a breve trecho.
Assim, a Associação tomou as seguintes decisões:
- Taças e supertaças canceladas;
- Fim do campeonato sem lugar a despromoções;
- Criação de uma prova final, de acesso facultativo, com o intuito de se encontrar a equipa que será promovida ao Campeonato de Portugal e as que terão uma vaga na próxima edição da Taça de Portugal.
A decisão foi tomada depois de ouvir os clubes que se dividam entre os que entendiam que não fazia sentido continuar e o que queriam retomar os jogos.
O calendário seria sempre dificil de acertar com já quase 4 meses de paragens e a AFA toma assim um decisão que permite algum rumo ao futebol distrital.
Em declarações ao site da AFA TV o presidente Arménio Pinho fez uma declaração: “Já vamos com um ano de pandemia, sem público, sem a formação a competir e sem os bares abertos nos estádios. Ouvimos cada clube. Existe um sentimento de frustração e dificuldades acrescidas, para as quais têm contribuído as várias pré-épocas durante esta temporada e os vários adiamentos de jogos devido a casos Covid-19. Em face do atual confinamento e do calendário de jogos em vigor, não é possível enquadrar o mesmo no tempo que falta para terminar a época.”.
Prova de acesso facultativo para acesso à Taça e Campeonato de Portugal
Apesar da decisão de não haverem descidas nos campeonatos distritais, há sempre a necessidade de determinar quem sobe ao Campeonato de Portugal e quem representará o distrito na Taça de Portugal. Assim, a AFA criou uma prova para os clubes que quiserem competir pelo lugar e com formato a divulgar, mediante os inscritos. Os clubes terão até quarta-feira para declarar a sua intenção de participar.
A prova será disputada no Campeonato SABSEG, 1ª e 2ª Divisão Distrital.