fbpx
Outubro 5, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Mais uma jornada do Campeonato de Portugal em análise.

campeonato de portugal

Fotografia: Tony Dias/Global Imagens

Aproxima-se mais uma semana de grandes jogos do Campeonato de Portugal e nós voltamos a analisar os destaques desta jornada.

Série A – Pedras Salgadas vs Vidago

Este é o jogo de cartaz da Série A, sendo que na luta pela manutenção só uma das duas equipas se vai manter, estão separadas por um ponto, com vantagem para o Vidago, sendo que também tem vantagem no confronto direto (venceu por 2-0 na primeira volta). O calendário de ambas é muito parecido até ao final do campeonato (Mirandela e Cerveira, só varia na última jornada). Ambas vêm de resultados muito positivos (empate do Pedras em Braga e vitória do Vidago em casa frente ao Merelinense). Pode estar aqui um jogo de vida ou morte para ambas as equipas, separadas por 6 Km geograficamente.

Série B – Guimarães B vs Fafe

Jogo de tripla e jogo decisivo para as contas de ambas as equipas. O Guimarães precisa de vencer para se manter em zonas de Liga 3 e aproveitar os vários confrontos que haverão este fim de semana entre equipas que lutam por esse objetivo. O Fafe caso não vença e o Pevidém vença em casa do Brito pode ser o fim do sonho de apuramento para o Play-off de Subida à Segunda Liga.

Série C – Coimbrões vs Pedras Rubras

Equipas com planteis muito parecidos e com altos e baixos desde o início do campeonato, no entanto, em caso de vitória do Pedras Rubras será praticamente a confirmação da permanência e até pode entrar em lugares de Liga 3 e ficar nessa luta até ao final do campeonato. Em caso d vitória ou até empate do Pedras Rubras, e atendendo aos calendários, parece-me ser o fim do Coimbrões que irá descer aos distritais da AF Porto. Ao Coimbrões só a vitória serva, para poder lutar pela sua salvação, não chega empatar sequer. Jogo da vida para ambas as equipas.

Série D – Espinho vs Castro Daire

A luta pela manutenção vai recair essencialmente neste duelo. O Águeda, o Vila Cortez e o Lusitano Vilmoinhos parecem-me praticamente descidas. O Castro Daire tem menos 2 jogos que o Espinho, mas o Espinho tem vantagem no confronto direto, sendo que os jogos em atraso do Castro Daire são em casa contra Anadia e Lourosa. Este jogo pode catapultar o Espinho ou o Castro Daire, dependendo do resultado. O Castro Daire tem uma ponta final de campeonato de “morte” com 2 jogos com o Anadia, Lourosa em casa, vai ao Lusitano e a Espinho. Quem perder desce de divisão na minha opinião.

Série E – Sernache vs Marinhense

O Sernache está na luta pela Liga 3, mas está a 6 pontos desse lugar, mas 2 jogos em atraso, precisamente em relação ao seu próximo adversário – o Marinhense. Uma Vitória do Sernache está uma grande alavanca para esta reta final de campeonato. O Marinhense reforçou-se bem no mercado de Inverno, está numa grande recuperação e está lançado para lugares de Liga 3. Uma vitória creio que dará para praticamente selar este lugar.

Série F – Loures vs União de Santarém

O União de Santarém é uma das melhores equipas da Série F e tem sido uma agradável surpresa, mas não “força” para se combater com o Torreense e com o Alverca, como ainda na última jornada pudemos observar. O Loures tem estado inconstante esta época, mas está em zonas de Liga 3, onde a luta está muito apertada com outras 3 equipas para 2 lugares, sendo que o “ourinho” está em ganhar em casa. Duas equipas que se preocupam em jogar bom futebol, pelo que temos todos os ingredientes para se realizar um grande resultado.

Série G – Oriental Dragon vs Real

O Oriental Dragon está a fazer uma época de sonho, após a subida dos campeonatos distritais da AF Setúbal e somente “perde” lugares para o Sporting B e Estrela da Amadora, com orçamentos astronómicos para esta série. O Real está em zona de Liga 3, onde a luta parece estar bastante apertada e vem de uma grande vitória, sendo que temos aqui um grande jogo em perspetiva.

Série H – Lusitano de Évora vs Juventude de Évora

O dérbi da cidade de Évora é sempre motivo de atração, principalmente num momento em que se perspetiva que somente uma destas equipas se irá “safar” e manter no Campeonato de Portugal. Estão separadas por 1 ponto, com vantagem para o Lusitano, pelo que uma vitória do Lusitano pode ser um “Xeque-Mate” nesta luta. Na primeira volta venceu o Lusitano nos minutos finais, pelo que temos aqui um jogo de aflitos, mas com muita emoção, de duas equipas que precisam de pontos como do pão para a boca.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais