Mais uma jornada do Campeonato de Portugal em análise.

Fotografia: Tony Dias/Global Imagens
Aproxima-se mais uma semana de grandes jogos do Campeonato de Portugal e nós voltamos a analisar os destaques desta jornada.
Série A – Pedras Salgadas vs Vidago
Este é o jogo de cartaz da Série A, sendo que na luta pela manutenção só uma das duas equipas se vai manter, estão separadas por um ponto, com vantagem para o Vidago, sendo que também tem vantagem no confronto direto (venceu por 2-0 na primeira volta). O calendário de ambas é muito parecido até ao final do campeonato (Mirandela e Cerveira, só varia na última jornada). Ambas vêm de resultados muito positivos (empate do Pedras em Braga e vitória do Vidago em casa frente ao Merelinense). Pode estar aqui um jogo de vida ou morte para ambas as equipas, separadas por 6 Km geograficamente.
Série B – Guimarães B vs Fafe
Jogo de tripla e jogo decisivo para as contas de ambas as equipas. O Guimarães precisa de vencer para se manter em zonas de Liga 3 e aproveitar os vários confrontos que haverão este fim de semana entre equipas que lutam por esse objetivo. O Fafe caso não vença e o Pevidém vença em casa do Brito pode ser o fim do sonho de apuramento para o Play-off de Subida à Segunda Liga.
Série C – Coimbrões vs Pedras Rubras
Equipas com planteis muito parecidos e com altos e baixos desde o início do campeonato, no entanto, em caso de vitória do Pedras Rubras será praticamente a confirmação da permanência e até pode entrar em lugares de Liga 3 e ficar nessa luta até ao final do campeonato. Em caso d vitória ou até empate do Pedras Rubras, e atendendo aos calendários, parece-me ser o fim do Coimbrões que irá descer aos distritais da AF Porto. Ao Coimbrões só a vitória serva, para poder lutar pela sua salvação, não chega empatar sequer. Jogo da vida para ambas as equipas.
Série D – Espinho vs Castro Daire
A luta pela manutenção vai recair essencialmente neste duelo. O Águeda, o Vila Cortez e o Lusitano Vilmoinhos parecem-me praticamente descidas. O Castro Daire tem menos 2 jogos que o Espinho, mas o Espinho tem vantagem no confronto direto, sendo que os jogos em atraso do Castro Daire são em casa contra Anadia e Lourosa. Este jogo pode catapultar o Espinho ou o Castro Daire, dependendo do resultado. O Castro Daire tem uma ponta final de campeonato de “morte” com 2 jogos com o Anadia, Lourosa em casa, vai ao Lusitano e a Espinho. Quem perder desce de divisão na minha opinião.
Série E – Sernache vs Marinhense
O Sernache está na luta pela Liga 3, mas está a 6 pontos desse lugar, mas 2 jogos em atraso, precisamente em relação ao seu próximo adversário – o Marinhense. Uma Vitória do Sernache está uma grande alavanca para esta reta final de campeonato. O Marinhense reforçou-se bem no mercado de Inverno, está numa grande recuperação e está lançado para lugares de Liga 3. Uma vitória creio que dará para praticamente selar este lugar.
Série F – Loures vs União de Santarém
O União de Santarém é uma das melhores equipas da Série F e tem sido uma agradável surpresa, mas não “força” para se combater com o Torreense e com o Alverca, como ainda na última jornada pudemos observar. O Loures tem estado inconstante esta época, mas está em zonas de Liga 3, onde a luta está muito apertada com outras 3 equipas para 2 lugares, sendo que o “ourinho” está em ganhar em casa. Duas equipas que se preocupam em jogar bom futebol, pelo que temos todos os ingredientes para se realizar um grande resultado.
Série G – Oriental Dragon vs Real
O Oriental Dragon está a fazer uma época de sonho, após a subida dos campeonatos distritais da AF Setúbal e somente “perde” lugares para o Sporting B e Estrela da Amadora, com orçamentos astronómicos para esta série. O Real está em zona de Liga 3, onde a luta parece estar bastante apertada e vem de uma grande vitória, sendo que temos aqui um grande jogo em perspetiva.
Série H – Lusitano de Évora vs Juventude de Évora
O dérbi da cidade de Évora é sempre motivo de atração, principalmente num momento em que se perspetiva que somente uma destas equipas se irá “safar” e manter no Campeonato de Portugal. Estão separadas por 1 ponto, com vantagem para o Lusitano, pelo que uma vitória do Lusitano pode ser um “Xeque-Mate” nesta luta. Na primeira volta venceu o Lusitano nos minutos finais, pelo que temos aqui um jogo de aflitos, mas com muita emoção, de duas equipas que precisam de pontos como do pão para a boca.