Até ao último segundo, mas Portugal está no Mundial!

Imagem: World Rugby
Portugal conseguiu de forma absolutamente dramática, Portugal conseguiu seguir para o Mundial 2023!
Os Estados Unidos entraram com o pé no acelerador e logo segundo minuto de jogo teve uma penalidade que aproveitou da melhor forma após a não captação da bola dos portugueses no pontapé de saída. Os americanos entraram por isso a ganhar e Portugal precisava de ter a bola para conseguir por o seu jogo no terreno.
Aos 5 minutos um amarelo dado a Augspurger depois de uma placagem à margem da lei sobre Jerónimo Portela, permitiu a Portugal jogar em vantagem numérica durante 10 minutos.
Os Lobos aproveitaram da melhor forma com Nuno Sousa Guedes a trocar os olhos à defesa americana e a dar o ensaio a Rafaele Storti. A conversão de Samuel Marques não desiludiu e Portugal passou para a frente (3-7).
Um alinhamento nos 5 metros de Portugal à passagem dos 11 minutos permitiu aos Estados Unidos aproximar-se perigosamente da linha de ensaio, porém os portugueses foram pacientes e conseguiram afugentar o perigo.
Aos 20 minutos, José Lima viu o amarelo e em consequência os Estados Unidos fez mais 3 pontos de penalidade… E Portugal forçado a jogar com 14 durante 10 minutos.
Portugal apresentou muitos erros na primeira parte, sobretudo bolas para a frente depois de mau handling que os americanos iam aproveitando para se aproximar da linha de ensaio. Felizmente os Estados Unidos tardaram em colher os frutos dessas benesses portuguesas.
Samuel Marques acrescentou 3 pontos à contagem lusa na sequência de uma penalidade aos 37 minutos. Aos 39, o capitão americano respondeu na mesma moeda, fixando o resultado ao intervalo em 9-10.
A primeira parte foi recheada de erros não forçados de ambos os lados, espelhando o equilíbrio entre os lados.
Na segunda parte os Lobos começaram a tentar ter mais bola e a jogar o seu tradicional jogo à mão e foram tendo algum sucesso nesse campo.
Aos 49 minutos, Portugal fez mais 3 pontos por Samuel Marques e aumentou a vantagem para 9-13.
Aos 55 minutos os americanos foram aos 22 metros portugueses pela primeira vez com clara intenção de conseguir ensaio, o que acabou por conseguir por Pifeleti, talonador, o que permitiu a reviravolta no resultado. Além disso, Francisco Fernandes viu amarelo. Uma dupla penalização muito pesada para Portugal. Com o resultado em 16-13, e com menos um adivinhava-se uma tarefa difícil para os Lobos.
Com 10 minutos para jogar Portugal precisava de se aproximar da linha final dos americanos e Patrice Lagisquet mexeu na equipa tornando-a mais “leve”. Porém Portugal tardou em conseguir concretizar e transformar em pontos a ideia de Lagisquet.
Com 2 minutos para o final Portugal ainda conseguiu pressionar os americanos. Depois dos 80 minutos Jerónimo Portela manda um brilhante pontapé que bate no poste de forma inacreditável.
Ainda assim, Samuel Marques teve direito a penalidade e teve o pontapé decisivo e conseguiu os 3 pontos necessários.
Empate a 16 pontos beneficia Portugal que tinha a vantagem dos pontos angariados nos outros jogos que davam uma melhor diferença de pontos comparativamente aos americanos. Portugal está no Mundial 2023!
1 thought on “Até ao último segundo, mas Portugal está no Mundial!”
Comments are closed.