fbpx
Outubro 29, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Benfica vence Norrkoping e assegura lugar nos grupos da Liga dos Campeões

O Sport Lisboa e Benfica assegurou a sua presença na fase de grupos da Liga dos Campeões ao derrotar os Norrkoping Dolphins por 83-73, no decisivo encontro do torneio de qualificação, realizado esta sexta-feira na Gloria Sports Arena, em Antalya, na Turquia.

Os bicampeões portugueses foram gradualmente ganhando ascendência neste duelo contra a equipa sueca. Esta última esteve em vantagem nos dois primeiros períodos, mas cedeu perante a resiliência do Benfica. Após superar de forma brilhante esta fase de apuramento, o Benfica integrará o grupo G da fase regular da Champions, juntamente com Galatasaray (Turquia), Hapoel Jerusalém (Israel) e PAOK (Grécia). O início desta nova etapa está marcado para meados de outubro.

O Benfica foi surpreendido pelo arranque fulgurante do Norrkoping, que teve sucesso nos lançamentos triplos, convertendo cinco em seis tentativas no primeiro período. Essa eficácia permitiu aos suecos manterem-se consistentemente na liderança. Além da vantagem no marcador, a precisão nos lançamentos de longa distância teve um efeito psicológico negativo na equipa encarnada, resultando em vários erros defensivos e ofensivos, que requeriam maior precisão e concentração.

A notável competência do campeão sueco no lançamento exterior foi evidente, com um total de onze triplos (em 21 tentativas) até ao intervalo, contribuindo significativamente para a vantagem no marcador a favor da equipa sueca, que atingiu os dez pontos (45-35).

No recomeço do jogo, o estado de espírito dos adeptos do Benfica não melhorou, pois a equipa sofreu mais um triplo. No entanto, demonstraram uma menor suscetibilidade ao eficaz poder de fogo do adversário em comparação com o início da partida. O intervalo foi rejuvenescedor, e as instruções do treinador Norberto Alves foram fundamentais, equilibrando o jogo, embora não o marcador. A meio do terceiro período, mantinham-se a nove pontos de desvantagem.

Essa melhoria de desempenho do Benfica refletiu-se numa defesa mais consistente, resultando em faltas ofensivas e ‘turnovers’ (sete neste período) do Norrkoping. A pontaria ao cesto também melhorou, destacando-se Betinho Gomes, que converteu um triplo aproximando a sua equipa a quatro pontos da oponente, a 2.30 minutos do final do quarto. Até ao soar da buzina, os encarnados conseguiram reduzir a desvantagem, tornando-a tangencial (59-60) com um triplo de Trey Drechsel.

Entrando no último período como nunca antes neste jogo, o Benfica ganhou ímpeto logo nos primeiros minutos e assumiu a liderança do marcador, pela primeira vez desde cerca de meio do primeiro quarto (quando estava 12-11). Recuperando o seu melhor basquetebol e ganhando confiança, os campeões portugueses aumentaram a vantagem até aos definitivos dez pontos, enquanto os suecos baixaram de rendimento e mostraram impotência para impedir que o adversário avançasse na Champions.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais