XV Taça Hugo do Santos: Sporting e FC Porto Brilham na Estreia
Após a surpreendente vitória da Oliveirense sobre o Benfica na sexta-feira, as expectativas estavam altas para os restantes jogos da 1.ª jornada da XV Taça Hugo do Santos, que agora apresenta um novo formato envolvendo todos os clubes da Liga Betclic. Os clubes estão divididos em dois grupos, rompendo com a tradicional final four que envolvia apenas os quatro melhores da 1.ª volta do campeonato.
No Grupo B, tanto o Sporting como o FC Porto, considerados principais candidatos aos troféus em 2023/24, não vacilaram e arrasaram seus adversários. O Sporting venceu o Portimonense por 101-67 no Pavilhão João Rocha, enquanto o FC Porto se impôs ao Imortal por 92-60 na Dragão Arena.
O jogo em Alvalade viu o Portimonense tentar equilibrar o resultado até ao intervalo (47-39), mas na segunda parte, não conseguiram resistir ao poderio dos leões, com cinco jogadores do Sporting a terminar com um mínimo de 11 pontos. Destacaram-se Mike Moore (18), Ronald Curry (17 pts, 5 ass), Eddie Ekiyor (16 pts, 5 res, 2 ass), Carlos Cardoso (14 pts, 3 res, 4 ass) e Marcus LoVett (11 pts, 3 res, 8 ass). Esta performance foi alcançada mesmo com Pedro Nuno Monteiro rodando o banco. Do lado do Portimonense, Moussa Kone (18 pts, 8 res), Micah Downs (14 pts, 8 res, 7 ass) e Matias Bernardini (12 pts, 5 res, 3 ass) foram os jogadores mais produtivos.
Enquanto isso, no Porto, o FC Porto dominou desde o início, abrindo uma vantagem significativa na primeira parte (53-30) contra o Imortal. Destacaram-se Charlon Kloof e Phillip Fayne (14 pts, 5 res), que contribuíram para a vitória. O jogo marcou também a estreia do base Anthony Barber, que passou pelos Hornets da NBA, e registou 10 pts (4/10 lanç. 2, 0/2 triplos), 2 res, 6 ass em 23.36m. Pelos visitantes do Imortal, as principais performances vieram de Cameron Copeland (15 pts, 8 res) e Trevond Barnes (13 pts, 13 res).
No Grupo A, onde estão Benfica e Oliveirense, o Esgueira bateu o Galomar por 87-74, enquanto a Ovarense teve uma vitória apertada contra o Póvoa, terminando em 92-91. Os jogos continuam a aquecer a XV Taça Hugo do Santos, prometendo uma competição emocionante ao longo da temporada.
