fbpx
Outubro 7, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Portugal e Irlanda defrontam-se no Jamor em teste histórico para Os Lobos

Imagem de Luis Cabelo

No próximo sábado, dia 12 de julho, o Estádio Nacional do Jamor será palco de um momento histórico no rugby português: a seleção principal de Portugal defronta, pela primeira vez, a equipa sénior da Irlanda. O pontapé de saída está marcado para as 19h00, naquele que é o segundo jogo da digressão de verão da seleção irlandesa e um teste de peso para Os Lobos, num ano marcado pela afirmação da equipa das quinas no panorama internacional.

Este confronto não só marca o primeiro embate oficial entre as seleções principais dos dois países, como também simboliza o respeito crescente que o rugby português tem vindo a conquistar. O selecionador interino da Irlanda, Paul O’Connell, não poupou elogios a Portugal, recordando os treinos conjuntos realizados antes do Mundial de 2023:

“Os jogadores ainda hoje falam sobre essa sessão de treino. Provavelmente não estávamos à espera que fossem tão bons. A partir daí, seguimos com muito interesse o desempenho deles no Mundial”, afirmou O’Connell.
“Têm uma atitude ao jogo muito positiva. Querem jogar ao espaço, e cedo. Gosto muito disso. Espero que consigam continuar a evoluir como equipa.”

O técnico irlandês destacou ainda a qualidade dos três estreantes que vão vestir a camisola verde pela primeira vez – Hugh Gavin, Shayne Bolton e Alex Kendellen – garantindo que a aposta na renovação não compromete o rendimento:

“Estes jogadores não estão cá só para ganhar experiência. São bons jogadores por mérito próprio e vão acrescentar à equipa.”

Do lado português, o selecionador Simon Mannix aposta numa equipa sólida e já bastante rodada, mantendo vários nomes que brilharam no Mundial de França. Entre os titulares destacam-se o capitão Tomás Appleton, o carismático abertura Hugo Aubry, e os velozes extremos Simão Bento e Manuel Cardoso Pinto. A liderança no pack de avançados estará a cargo de Nicolás Martins e David Wallis, com David Costa, Luka Begic e Diogo Hasse Ferreira a formarem a primeira linha.

Portugal – XV Inicial

  1. David Costa
  2. Luka Begic
  3. Diogo Hasse Ferreira
  4. António Rebelo Andrade
  5. Pedro Ferreira
  6. David Wallis
  7. Nicolas Martins
  8. Diego Pinheiro
  9. Hugo Camacho
  10. Hugo Aubry
  11. Manuel Cardoso Pinto
  12. Tomás Appleton (cap)
  13. Vincent Pinto
  14. Simão Bento
  15. Nuno Sousa Guedes

Suplentes:
16. Abel Cunha
17. Pedro Lopes
18. Martim Souto
19. Guilherme Costa
20. Francisco Almeida
21. Vasco Baptista
22. António Campos
23. Gabriel Aviragnet

Irlanda – XV Inicial

  1. Jack Boyle
  2. Gus McCarthy
  3. Thomas Clarkson
  4. Tom Ahern
  5. Darragh Murray
  6. Ryan Baird
  7. Alex Kendellen
  8. Cian Prendergast
  9. Craig Casey
  10. Jack Crowley
  11. Shayne Bolton
  12. Stuart McCloskey
  13. Hugh Gavin
  14. Tommy O’Brien
  15. Jimmy O’Brien

Suplentes:
16. Tom Stewart
17. Michael Milne
18. Tom O’Toole
19. Cormac Izuchukwu
20. Max Deegan
21. Ben Murphy
22. Ciaran Frawley
23. Calvin Nash

O treinador dos avançados da Irlanda, Cullie Tucker, também destacou a seriedade com que a equipa encara este desafio:

“Portugal é uma equipa muito competente. Será um desafio diferente do que enfrentámos contra a Geórgia, mas bastante significativo. E ainda há o calor, que vai pesar.”

O encontro promete ser um marco para o rugby português, tanto pelo prestígio do adversário como pela oportunidade de medir forças com uma potência mundial, poucos meses depois da histórica campanha no Campeonato do Mundo.

📅 12 de Julho
🕖 19h00
📍 Estádio Nacional do Jamor
🎟️ Bilhetes disponíveis nas plataformas oficiais da FPR.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais