fbpx
Outubro 5, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

“Há clubes que não têm qualquer meio de subsistência e já fecharam portas.”

vítor félix diz que clubes já fecharam

Em declarações à agência Lusa, Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, mostrou-se preocupado com a falta de apoio aos clubes em tempos de pandemia. O dirigente da FPC considera mesmo que o fecho dos clubes pode não ser temporário e perde-se assim uma geração de atletas numa modalidade em que Portugal habitualmente é destaque internacional.

“Há clubes que não têm qualquer meio de subsistência e, possivelmente, já fecharam portas. Sei de clubes que já despediram treinadores e colaboradores”

Vítor Félix, Federação Portuguesa de Canoagem

Ainda segundo o presidente, a realidade trágica dos clubes e da modalidade só será percetível quando ocorrer o regresso à normalidade uma vez que a desmobilização de atletas pode não ser revertida quando tudo for retomado.

“Há toda uma geração de formação que se vai perder”, afirmou Vítor Félix, lembrando que “o modelo desportivo em Portugal assenta muito nos pequenos clubes, ou seja, naqueles que estão a sentir as maiores dificuldades“.

A FPC tem 150 clubes filiados, 80 dos quais com vertente competitiva. No entanto a falta de apoios não é exclusiva desta modalidade e tem sido um bandeira de muitas outras e até sido motivo de alerta por parte dos comités Olímpico, Paralímpico e da Confederação do Desporto de Portugal.

Por outro lado o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, já mencionou que há um pacote de apoio para os clubes mas Vítor Félix alerta que não há qualquer documento oficial que evidencie a sua existência.

“Já é o terceiro documento estrutural de recuperação económica devido à pandemia sem alusão a este problema”, referiu.

O líder federativo defende que as soluções para fazer face aos problemas dos clubes passam, “como já foi defendido por várias estruturas pela constituição de um fundo social de apoio ao desporto, por medidas de apoio à retoma gradual da atividade desportiva dos escalões de formação e por uma redistribuição das verbas dos Jogos Sociais”.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais