Mundial de 2023 passa de sonho a miragem para os Lobos

Com uma prestação aquém do que era necessário, os Lobos caíram perante os Leões num jogo que determinante para estar no Mundial de 2023. O resultado de 33-28 deixa Portugal dependente de uma vitória improvável dos Países Baixos perante a Roménia.
Os Lobos entraram melhor e dominaram os primeiros 10 minutos chegando a estar em vantagem no marcador, mas o XV português teve muitas dificuldades em conseguir penetrar na defesa adversária e quando o jogo corria em sentido contrário os espanhóis pareciam encontrar espaço sempre de forma mais fácil para progredir.
A isto somaram-se alguns erros no jogo português que resultavam em perdas de bola ou penalidades que, a este nível, se pagam bem caro. Com o jogo perto do fim Portugal ainda conseguiu um ensaio e a esperança de uma heroica bola de jogo desvaneceu-se rapidamente com nova falta portuguesa.
Com isto chegou o apito final e a invasão de campo eufórica de “nuestros hermanos” que assim voltam a um mundial pela primeira vez desde 1999.
A Espanha junta-se à Geórgia como as duas equipas apuradas diretamente no Rugby Europe Championship. Portugal está na terceira posição, que dá acesso a uma fase de apuramento, mas para a manter os Países Baixos terão que vencer a Roménia no próximo fim de semana. Recorde-se que os Países Baixos não têm qualquer vitória até ao momento exceto a vitória sobre a Rússia atribuída automaticamente após a exclusão dos russos da competição.