Antevisão da Jornada 4 do Top 12 de Rugby 2026 – Grupo do Título e Manutenção
Imagem de Luis Cabelo
Após os resultados emocionantes da jornada 3 do Top 12 de Rugby (Divisão de Honra), onde o CF Belenenses consolidou a liderança com uma vitória por 43-31 frente ao CDUL, o GD Direito venceu por 13-9 o GDS Cascais e o SL Benfica bateu o CR São Miguel por 29-0, chega agora a Jornada 4 com duelos decisivos tanto no Grupo do Título como no Grupo de Manutenção.
A fase final entra na reta decisiva e cada ponto pode fazer a diferença na luta pelo título ou pela permanência. Veja abaixo todos os horários, locais, transmissões e a análise dos confrontos.
Classificação atual – Grupo do Título
- 1.º CF Belenenses – 3 jogos, 3 vitórias, 14 pontos
- 2.º SL Benfica – 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 11 pontos
- 3.º GDS Cascais – 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 10 pontos
- 4.º GD Direito – 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 9 pontos
- 5.º CDUL – 3 jogos, 0 vitórias, 3 derrotas, 0 pontos
- 6.º CR São Miguel – 3 jogos, 0 vitórias, 3 derrotas, 0 pontos
Jogos do Grupo do Título – 28 de março
14h00 – Hipódromo Manuel Possolo (Cascais) GDS Cascais x CF Belenenses (transmissão em direto na RugbyTV e ABolaTV)
O grande jogo da jornada. O líder Belenenses, com 100% de vitórias e bónus ofensivos, visita um Cascais motivado que ainda sonha com o título. Os “azuis” precisam de somar os 5 pontos para manter a pressão sobre o topo.
17h00 – Campo do Direito GD Direito x CR São Miguel (transmissão em direto na RugbyTV)
O Direito, 4.º classificado, não pode perder pontos. Frente a um São Miguel ainda sem vitórias, a equipa da casa parte como clara favorita e vai tentar somar bónus para encostar ao pódio.
20h00 – Bulldog Rugby Field CDUL x SL Benfica
O Benfica, 2.º classificado, tem a oportunidade de consolidar o lugar no pódio. O CDUL, ainda sem pontos, joga em casa e vai tentar surpreender para evitar o isolamento na última posição.
Classificação atual – Grupo de Manutenção
- 1.º Agronomia – 3 jogos, 3 vitórias, 0 derrotas, 14 pontos
- 2.º CR Técnico – 3 jogos, 3 vitórias, 0 derrotas, 14 pontos
- 3.º CDUP – 3 jogos, 2 vitórias, 1 derrota, 9 pontos
- 4.º RC Santarém – 3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas, 4 pontos
- 5.º AA Académica – 3 jogos, 0 vitórias, 3 derrotas, 2 pontos
- 6.º RC Montemor – 3 jogos, 0 vitórias, 3 derrotas, 0 pontos
Jogos do Grupo de Manutenção
28 de março, 15h00 – MAP Group Técnico Rugby Campus CR Técnico x CDUP
Duelo direto entre o 2.º e o 3.º classificado. O vencedor fica com grande vantagem na luta pelo 1.º lugar do grupo e pela permanência mais tranquila.
28 de março, 16h00 – Parque Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo RC Montemor x AA Académica
Dois últimos classificados frente a frente. O Montemor, ainda sem pontos, joga em casa e precisa urgentemente da primeira vitória. A Académica, com 2 pontos, também não pode falhar.
29 de março, 12h00 – CNEMA (Santarém) RC Santarém x Agronomia
O líder Agronomia visita Santarém. Os “verdes e brancos” querem manter a invencibilidade e confirmar o favoritismo.
