fbpx
Outubro 26, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

FC Porto vence Benfica e força quinto jogo decisivo

HOQUEI PATINS - Festa do Porto, durante o jogo Porto - Benfica, a contar para o jogo 4 do Play-off do Campeonato Nacional de Hoquei Patins, realizado no Pavilhão Municipal de Barcelos. Quinta, 1 de Junho de 2023. (VITOR GARCEZ/ASF)

Decisão do quinto jogo é necessária para desempatar a eliminatória. Tudo agendado para domingo em Lisboa.

No quarto jogo das meias-finais do Campeonato Nacional de hóquei em patins, o FC Porto venceu o Benfica por 5-2. Com este resultado, as duas equipas terão um encontro decisivo no próximo domingo, em Lisboa, para determinar quem avançará para a final da competição.

Até agora, o Benfica e o FC Porto aproveitaram o fator casa, vencendo ambos os seus jogos em casa. Agora, os “encarnados” receberão novamente os atuais campeões nacionais e europeus para um jogo decisivo. O vencedor deste confronto enfrentará o Sporting, que já está apurado, na disputa pelo título nacional da temporada 2022/23.

Com quase dois mil adeptos a apoiá-los, o FC Porto entrou em campo com determinação. Logo no primeiro minuto, Gonçalo Alves efetuou o primeiro remate, seguido por uma resposta do Benfica num contra-ataque. O equilíbrio marcou a fase inicial do jogo.

No entanto, uma distração na defesa do Benfica permitiu que Ezequiel Mena cruzasse para Carlo di Benedetto, que desviou a bola para a baliza e venceu Pedro Henriques, inaugurando o marcador.

O perigo rondou as duas balizas, mas aos sete minutos o FC Porto teve duas oportunidades claras de golo, que foram neutralizadas por Pedro Henriques, o guarda-redes do Benfica.

Os guarda-redes continuaram a destacar-se, com Xavi Malián a evitar o empate aos 10 minutos, quando Rafa acertou na trave do lado direito da baliza “encarnada”.

O Benfica conseguiu o empate aos 14 minutos. Nil Roca iniciou um ataque pela esquerda, serviu Pablo Alvarez, que rapidamente contornou a baliza do Porto e marcou com um pequeno toque, batendo Xavi Malián.

Os “dragões” voltaram a ficar em vantagem aos 18 minutos, quando Rafa aproveitou um erro de Pedro Henriques, que deixou a bola livre para o jogador portista marcar o segundo golo da partida.

Antes do intervalo, Lucas Ordoñez recebeu um cartão azul, Xavi Malián fez mais uma boa defesa e Pedro Henriques seguiu o exemplo pouco depois. Lucas Ordoñez foi novamente punido com um cartão azul por falta sobre Gonçalo Alves, e o FC Porto teve a oportunidade de marcar um livre direto.

Gonçalo Alves converteu a penalidade, aumentando a vantagem do FC Porto para 3-1 antes do intervalo.

O jogo foi muito intenso, com vários duelos individuais. No início da segunda parte, Nicolia e Rafa receberam cartões azuis como resultado de um desses duelos.

Aos 27 minutos, Xavi Malián negou o golo a Roberto di Benedetto com duas defesas seguidas. No minuto seguinte, o Benfica cometeu a sua 10ª falta, dando ao FC Porto a oportunidade de marcar um livre direto, mas desta vez Pedro Henriques defendeu.

O guarda-redes portista continuou a estar em bom plano, mas aos 37 minutos Gonçalo Pinto marcou o segundo golo do Benfica, reduzindo a desvantagem para 3-2 num lance confuso que foi contestado em vão pelo FC Porto.

Telmo Pinto marcou o quarto golo do FC Porto aos 47 minutos, numa jogada individual pela direita em que enfrentou Roberto di Benedetto e surpreendeu Pedro Henriques com um remate colocado.

O resultado final foi selado aos 47 minutos, quando a bola pareceu entrar na própria baliza, mas a federação atribuiu o golo a Carlo di Benedetto. O avançado portista rematou, fez duas recargas e a bola acabou por entrar na baliza “encarnada”, aparentemente tocada por Pablo Alvarez.

Após o golo, Pedro Henriques recebeu um cartão azul e envolveu-se com os adeptos portistas atrás do banco da sua equipa, resultando num incidente que exigiu a intervenção da polícia.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais