Outubro 6, 2024

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Lusitanos preparam-se para novo desafio na Rugby Europe Super Cup

Os Lusitanos, equipa representativa da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), regressam à Rugby Europe Super Cup, com o objetivo de consolidar a base para a Seleção Nacional, os Lobos. A competição, que terá início este sábado e se prolongará até 20 de outubro, é vista como uma oportunidade crucial para desenvolver talentos locais e preparar a seleção para os compromissos internacionais de novembro e a qualificação para o Mundial de 2027.

Sob o comando de Simon Mannix, treinador que assumiu os Lobos em abril, e com Tomás Appleton, capitão experiente, os Lusitanos enfrentam uma fase de grupos que promete desafios exigentes. No Grupo A, a equipa portuguesa medirá forças com os Black Lions, uma equipa georgiana altamente competitiva e vencedora de todas as edições anteriores do torneio, e com os espanhóis do Castilla y León Iberians. Os jogos decorrerão no CAR Jamor e nas respetivas casas dos adversários, na Geórgia e Espanha.

Mannix destacou recentemente ao jornal A Bola a importância desta competição para o desenvolvimento dos jogadores que atuam no campeonato nacional, apontando que é fundamental “combinar os talentos de sevens e XV” para garantir que estes atletas estejam prontos para apoiar os Lobos nas competições vindouras. O treinador sublinhou ainda que este torneio é uma “grande oportunidade para alguns jogadores se afirmarem e mostrarem que estão preparados para a Seleção Nacional.”

Por sua vez, Appleton reforçou o papel dos Lusitanos como uma plataforma vital para a evolução do râguebi português, permitindo que novos jogadores ganhem experiência em jogos de alto nível, enquanto se alinham com as diretrizes e o staff da seleção principal. O capitão referiu ainda que, embora a competição doméstica ainda não tenha começado, enfrentar equipas como os Black Lions e os Iberians é uma vantagem, pois expõe os atletas ao “mais alto nível de competição”.

A edição deste ano da Rugby Europe Super Cup traz um novo formato, sem meias-finais ou final, onde o vencedor de cada grupo será determinado exclusivamente pelos resultados da fase de grupos. Para além dos Lusitanos, o Grupo A inclui ainda os Iberians e os Black Lions, enquanto no Grupo B competem equipas dos Países Baixos, Bélgica, Roménia e Chéquia.

O primeiro desafio dos Lusitanos será já este sábado, frente aos Castilla y León Iberians, com o jogo a ter lugar no CAR Jamor às 18h.

Os Lusitanos têm a seguinte agenda competitiva na prova:

  • 7/9/2024 – Lusitanos vs Iberians
  • 21/9/2024 – Lusitanos vs Black Lion
  • 12/10/2024 – Black Lion vs Lusitanos
  • 20/10/2024 – Iberians vs Lusitanos
Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais