Setembro 10, 2024

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Gafanha salta fora do barco!

2 min read

Foi com enorme surpresa que ficamos a saber que o G D. Gafanha não inscreveu sua equipa sénior no campeonato da primeira distrital da AF Aveiro.

Depois de ter acontecido a mesma situação com a equipa “B” do Lusitânia Lourosa, e que obrigou a repescar a equipa do Mosteirô (que lembramos, que foi derrotado no play off de acesso à primeira distrital). Agora vai ter que se “pescar” novamente na segunda distrital ,mas, estranhamente ( e até ao momento) a equipa que anunciou o convite e aceitou o mesmo, foi a turma da Geração Rui Dolores, que na época passada foi quarta classificada na zona norte da segunda distrital com 43 pontos em 22 jogos. Mas na série sul, o Macinhatense conseguiu 47 pontos em 22 jogos. Das duas uma, ou AFA já convidou a turma de Macinhata do Vouga, e estes não aceitaram. Ou na hipótese que mais intriga, haverá uma outra equipa que pode estar na eminencia de não se inscrever. Falo da equipa “B” do Anadia.

No meio desta confusão toda, sobra para outros clubes. A saber, o Macieirense já emitiu comunicado não concordando com esta “pescagem” na segunda distrital, isto porque dizem que só desceram porque a Florgrade desceu dos campeonatos Nacionais. E entendem que deveriam ter o direito de permanecer nessa divisão.

Outro clube visado indiretamente nesta confusão, é o Valecambrense! Na época passada a turma das terras de Cambra disputou a zona sul da primeira divisão, com as descidas e subidas, geograficamente os amarelos e pretos iam esta época para zona norte… mas com estas “pescagens” a A. D. Valecambrense volta para a zona sul.

Esta confusão toda de última hora, obrigou também a nova data do sorteio, que agora passa para dia 10 de Setembro, mesmo dia da do sorteio da Taça de Aveiro, que terá novo formato!

Da parte da AF Aveiro apenas um comunicado simples a anunciar nova data do sorteio.

Por fim, gostava muito de congratular a AF Aveiro que acrescentou/alterou nos regulamentos das competições uma situação que aqui fomos críticos. Os finalistas vencidos no apuramento de campeão não recebiam qualquer medalha ou lembrança, apenas os vencedores recebiam a taça e medalhas. Com a alteração ou modificação ficou assim:

“Artigo 67º – 2 Nas situações em que o campeão seja encontrado através da realização de final entre clubes de séries diferentes, são igualmente atribuídas 30 medalhas ao clube vencido.”

Entre algumas alterações implementadas para esta época, esta foi a que mais me agradou e mais justa… Bem hajam!

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais