Sport CP/CRAV vence Benfica e faz história no rugby feminino

Imagem: Miguel Rodrigues
A equipa conjunta do Sport CP e do CRAV sagrou-se campeã nacional feminina de rugby pela primeira vez, ao derrotar o Benfica por 26-14 na final da Divisão de Honra. O encontro, disputado este domingo no Estádio Nacional do Jamor, ficou marcado pelo domínio das nortenhas, que surpreenderam as hexacampeãs nacionais.
Ao intervalo, o Sport CP/CRAV já vencia por 11-7, fruto de um ensaio e duas penalidades, enquanto o Benfica apenas conseguiu responder com um toque de meta. Na segunda parte, a equipa reforçou a vantagem até aos 23-7, com mais dois ensaios – um deles transformado – e selou o triunfo com um ‘drop goal’ nos instantes finais. O Benfica ainda reduziu com um segundo ensaio, mas não conseguiu evitar a perda do título.
Este triunfo representa um marco para o rugby feminino português, uma vez que é o primeiro título nacional para ambos os clubes envolvidos nesta parceria. A fusão entre o Sport Rugby, equipa do Sport Clube do Porto, e o Clube de Rugby de Arcos de Valdevez permitiu formar uma equipa competitiva num contexto em que a falta de atletas torna desafiante a participação no campeonato de ‘quinze’.
Com este resultado, o Sport CP/CRAV sucede ao Benfica no topo do rugby feminino português, quebrando a hegemonia das ‘encarnadas’, que somam seis títulos de ‘quinze’ e três em ‘sevens’.