1ª volta: Sporting quase perfeito

Começa hoje a 2ª volta da Liga NOS com o SC Braga a receber o ainda campeão nacional FC Porto, de um campeonato que nos trouxe surpresas e desilusões como sempre. Aqui no Balneário separamos as 2 equipas que mais supreenderam, e por outro lado, as 2 equipas que mais desiludiram.
Surpresa/Positivo:
Sporting: os verdes e brancos conseguiram realizar a melhor primeira volta de sempre ( com campeonato a 3 pontos). Ruben Amorim não começou bem a época, não conseguindo apurar a equipa para a Europa, mas por isso mesmo, o tempo de descanso foi maior em relação aos seu adversários diretos, situação que ajudou no rendimento da equipa de Alvalade.
Com a melhor defesa, segundo melhor ataque e apenas com o campeonato para jogar, o Sporting é o candidato principal para vencer a Liga NOS, a sua 19ª, algo que o treinador da equipa ainda não assume.
Paços Ferreira: sem dúvida, a maior surpresa deste campeonato. A equipa de Pepa é das equipas que melhor joga futebol da nossa Liga, e o jovem treinador conseguiu montar um equipa com muita qualidade, onde consegue aliar a juventude e irreverência, com maturidade e experiência.
Passar na Mata Real este ano está a ser praticamente impossível, FC Porto e SC Braga que o digam, e isso muito ajuda à grande campanha do Paços na época 2020/21.
Com a segunda melhor defesa, apenas 14 golos sofridos, os pacenses acabam a primeira volta com 34 pontos, com os mesmo pontos do SL Benfica, e a Europa é mesmo um objetivo para os castores, mesmo não sendo algo que seja passado cá para fora.
Desilusão/Negativo:
SL Benfica: a época começou com muitas promessas na volta de Jesus à Luz: títulos, total domínio, jogar o triplo, de ser um autentico rolo compressor. Contratações sonantes e caras, mais de 100 milhões investidos, tudo para que 2020/21 fosse um ano incrível.
A época começou mal, com a entrada na Champions a ficar pelo caminho, mas o início da temporada prometia tudo o que foi dito na apresentação de JJ. Bom futebol, goleadas, e liderança nas primeiras jornadas da liga. No entanto, de um momento para o outro, tudo mudou para pior.
O Benfica foi das equipas mas fustigadas pela COVID, as exibições pioraram, com os resultados a demonstrar isso mesmo. As águias acabaram a 1ª volta a 11 pontos do líder, com muitas dúvidas no que a equipa pode produzir, e com toda a estrutura está a ser posta em causa pelos adeptos.
Rio Ave: perder jogadores importantes e a troca de treinador para a nova época não pode justificar a má campanha dos verdes e brancos do norte. Marco Silva foi o escolhido para comandar a equipa, e no inicio do ano começou de forma espetacular: arrumou o Besiktas nos playoffs da Liga Europa, e levou o Milan aos penaltis, numa eliminatória onde os portugueses foram do céu ao inferno no mesmo jogo.
No campeonato não foi assim tão bom. Marco Silva não aguentou os maus resultados, e foi substituído Pedro Cunha que apenas se aguentou por 2 meses no comando. O velho conhecido Miguel Cardoso voltou para colocar a equipa nos eixos, e terá muito trabalho pela frente. O Rio Ave ocupa o 14º lugar da classificação, a 2 pontos da liga de água, posição que não condiz em nada com os pergaminhos dos Vila Condesses na Liga NOS.
De resto, o Porto é o segundo classificado da liga, a 6 pontos do topo, mas ainda tem a Champions e taça para jogar. Braga em 3º, mais uma vez a intrometer-se no meio dos grandes, ainda com Liga Europa e taça para jogar.
No fundo da tabela, o Portimonense volta a estar na luta pela manutenção, e uma das equipas que mais prometia no inicio do campeonato está na mesma luta: Boavista, com Jesualdo ao leme, quer com certeza realizar uma 2ª volta em grande para terminar o campeonato com a maior tranquilidade possível.
A Liga NOS promete muita emoção. Nada está decidido, e muito ainda se vai escrever deste campeonato estranho, onde uma pandemia está presente, e pode muito bem alterar o curso das equipas.