Abril 16, 2026

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Futebol em Portugal

Futebol em Portugal

Mais um confinamento geral e, em princípio, mais um mês sem formação a nível desportivo em Portugal. Para além disso a dúvida persiste relativamente ao Campeonato Portugal (III Divisão Nacional) enquanto que todas as Distritais vão parar. Pensando que a data prevista para fim deste confinamento é em Fevereiro vamos passar para 11 meses sem competição para a Formação e 9 meses com treinos condicionados.

O que diriam os nossos CAMPEÕES EUROPEUS e CAMPEÕES DA LIGA DAS NAÇÕES se neste momento estivessem no seu processo de formação ou nos primeiros anos de sénior?? Talvez não tivessem a qualidade que têm hoje. Talvez o que alcançámos em termos desportivos não tivesse sido alcançado.
Estatisticamente, dos 37 jogadores convocados para as duas conquistas a nível futebolístico, 7 pertenceram a escalões jovens de clubes que na altura pertenciam à 1ªLiga, os restantes passaram por todo o tipo de contextos desde o Padroense, ao Domingos Sávio, ao Leiria e Marrazes e tantos outros, que provavelmente têm tido números de desistências gigantes devido a todas as restrições.

Para além disso, nos primeiros anos de escalão sénior apenas 11 dos campeões pertenceram a equipas de 1ªLiga Nacional ou Estrangeira, ou seja, 26 atletas neste momento estariam numa 2ªLiga ou Campeonato Portugal sempre na dúvida se iriam competir ou não devido à pouca importância que tem sido dada a estes campeonatos que como se vê têm uma importância muito grande.

Ainda em relação às Seleções Nacionais Jovens devido à falta de competição não têm havido convocatórias nem estágios, ou seja, neste momento 30 dos campeões estariam parados a este nível.

Estes dados foram retirados do site Transfermarkt e Zerozero e podem notar a partir das fotos os dados que apresentei sendo que estão destacados os dados importantes.

Infelizmente isto não diz tudo sobre o que se passa visto que muitos destes Campeões fartam-se de contar histórias em relação às horas que passavam a jogar futebol fora dos treinos, tendo níveis de atividade física muito grandes comparados com o que hoje em dia os contextos dos clubes conseguem oferecer. Portanto para além do futuro competitivo nacional, temos em mãos um problema futuro de saúde de várias gerações de jovens e isto quando olhamos para a principal modalidade em Portugal porque as outras modalidades estão a ser igualmente ou mais afetadas e os números de desistências são ainda maiores. Refiro desde já que o que me afeta não é a má reflexão das entidades mas sim a irreflexão por parte das mesmas em relação a toda esta situação.

Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais