fbpx
Maio 17, 2022

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Rivalidades #2: Sanjoanense vs Oliveirense – Hóquei

3 min read

O segundo episódio da nossa “série” (com as devidas aspas) Rivalidades debruça-se sobre o dérbi entre Sanjoanense e Oliveirense no hóquei em patins.

Esta edição é especial por tudo e mais alguma coisa. Sanjoanense e Oliveirense foram os clubes que com maior facilidade nos abriram as portas desde o nosso arranque. Além disso são os clubes das terras de onde são naturais os elementos da nossa equipa. Diz-nos muito este dérbi.

Por essas razões, no momento de escolher as rivalidades que íamos abordar esta estava nas prioridades.

Surpreendentemente, pelo menos para mim, foi difícil encontrar alguém que quisesse sentar-se connosco a falar sobre a rivalidade. O Guimarães e o José Barbosa estavam no nosso “radar” e aceitaram à primeira. O primeiro, líder da Força Negra, era uma escolha óbvia. O segundo, ligado ao hóquei da Oliveirense, também.

Mas depois a coisa complicou-se. Do lado dos clubes, as portas fecharam-se para a possibilidade de termos alguém das respetivas estruturas a falar no documentário. Honestamente, sabia que essa seria uma possibilidade mas nunca acreditei que o fizessem dada a boa relação que tínhamos com ambos e o caracter isento que demos ao trabalho. No entanto, respeito e entendo a sua decisão.

Foi preciso pensar, esperar, procurar… Até que depois chegamos ao João Oliveira e ao Luís Gomes. O João, ex-jogador da Sanjoanense, viveu os dérbis e a rivalidade de perto e sofre agora por fora, não fosse ele nascido e criado em São João da Madeira. O Luís fundou uma das claques da Oliveirense e tinha uma perspetiva temporal mais alargada sobre esta rivalidade.

Neste trabalho havia a possibilidade de integrar um dérbi e, claro, não deixamos passar! A Sanjoanense voltou a aceder ao nosso pedido para acompanhar o jogo e lá fomos… O resto deixo que as imagens contem. Um ambiente fantástico dentro daquele pavilhão e um jogo que superou as nossas expectativas. Renhido e discutido praticamente até ao último momento.

O Pedro acompanhou o jogo na tribuna de imprensa a tomar notas enquanto eu e o Loureiro acompanhamos os adeptos de perto. Decidimos viver perigosamente e o Loureiro, natural de São João da Madeira, foi acompanhar os adeptos da Oliveirense, enquanto que eu, natural de Oliveira de Azeméis, rumei à zona da Força Negra.

A par de tudo isto, complementamos este trabalho com belas imagens destas duas cidades que esperamos que tenham embelezado “a coisa”.

Esperamos que gostem deste novo trabalho e que fiquem atentos à próxima Rivalidade. Vamos mudar de concelho e de desporto. Quanto a estas duas equipas, esperamos que ambas atinjam os seus objetivos!

Oliveirense é o adversário do SL Benfica

Oliveirense e CAB Madeira disputam última vaga nas “meias”

SEF: 250 atletas estrangeiros vítimas do próprio sonho.

Contas encerradas na segunda distrital. Relâmpago e Aguinense discutem título.

Facebook Comments

error

Subscreva as nossas plataformas sociais