Sporting e Oliveirense vencem os dérbis em atraso.
2 min read

Imagem: Balneário
O Sporting bateu o Benfica e a Oliveirense venceu a Ovarense em dois clássicos do basquetebol nacional que estavam em atraso e que permitiram definir melhor a tabela e a Taça Hugo dos Santos.
Pela primeira vez desde há muitas semanas as equipas voltaram a estar todas com os mesmos jogos o que permite ter uma outra perspetiva sobre a tabela classificativa.
Ao vencer o dérbi eterno, o Sporting assume a dianteira da Liga Betclic com 1 ponto de diferença para o rival Benfica. Já no dérbi do distrito de Aveiro, a Oliveirense levou a melhor sobre a Ovarense subindo assim ao 3º lugar com 19 pontos.
O jogo entre Benfica e Sporting era referente à 5ª jornada e apesar do equilíbrio com que começou o jogo, os leões foram para o intervalo a perder por 39-35 depois de um primeiro período menos conseguido e e de um segundo período que permitiu encolher a diferença.
No segundo tempo o Sporting manteve o ritmo de retoma e passou para a frente. Depois fez o que muitas vezes tem conseguido, que é não permitir a reação do adversário depois de assumir a liderança. Ficou assim consumado o triunfo por 74-63 num jogo que Frank Gaines (17pts, 2res, 1rb) e Diogo Ventura (17pts, 6res, 4ast, 2rb) foram os destaques individuais.
Em Oliveira de Azeméis a UD Oliveirense bateu a Ovarense por 89-66 e deu assim uma resposta categórica ao mau resultado frente ao Benfica.
A Ovarense até entrou bem no jogo, mas Shaun Willet (31 pontos) esteve absolutamente endiabrado e impulsionou a sua equipa para uma liderança muito confortável e que se manteve ao longo do jogo todo, sem grandes margens para ilusões para equipa vareira.
Nota para uma segunda parte melhor para a Ovarense, mas o fosso cavado por Willet, Waterman e companhia na primeira parte foi demasiado fundo.