Meias-finais da Liga Betclic Masculina: Benfica vs. Ovarense, um clássico emocionante
4 min read

Imagem FPB
Este fim de semana assinala o início das meias-finais da Liga Betclic Masculina, disputadas numa série de cinco jogos. SL Benfica e Ovarense GAVEX abrem as “meias”, este sábado às 19h30.
O Benfica, que terminou a Fase Regular na liderança e eliminou o CD Póvoa ESC Online na ronda anterior, defronta a Ovarense, que ficou em quinto lugar após a 2.ª Fase e garantiu a sua passagem numa emocionante “negra” contra a UD Oliveirense.
Importa salientar que este embate de sábado será o sétimo encontro entre estas duas equipas nesta temporada, com vantagem para o Benfica (cinco vitórias). Contudo, não podemos esquecer que a Ovarense venceu o Benfica nas meias-finais da Taça Betclic Hugo dos Santos.
Este é um clássico do basquetebol português, uma repetição de várias finais do Campeonato Nacional, que coloca frente a frente o Benfica, clube com mais títulos conquistados (28), e a Ovarense, cinco vezes campeã nacional.
Na antevisão do primeiro duelo e da eliminatória, conversámos com Nuno Ferreira, treinador-adjunto benfiquista, e João Tiago Silva, treinador da equipa de Ovar.
Nuno Ferreira, do Benfica, alerta para a qualidade do adversário: “Os maiores perigos que vejo na Ovarense são o seu coletivo e a agressividade defensiva e ofensiva que demonstra no jogo.”
O treinador não esconde que o Benfica está num momento positivo, mas descarta a possibilidade de a equipa tirar vantagem do facto de já ter defrontado a Ovarense em seis ocasiões: “Acredito que estamos numa boa fase, mas trabalhamos diariamente para melhorar. O conhecimento é mútuo, mas não acredito que alguém vá tirar proveito disso apenas por termos tido seis jogos anteriores”, considera.
Nuno Ferreira reconhece a importância da recente conquista da Taça de Portugal Alfaloc, mas concentra-se no dia-a-dia do grupo de trabalho: “A conquista da Taça de Portugal foi importante. A nossa motivação é o trabalho diário, para estarmos melhor preparados para todos os jogos que fizermos, porque cada jogo será uma história diferente”, diz.
Como figura há muitos anos na equipa técnica do Benfica, Nuno Ferreira promete um Benfica empenhado em revalidar o título: “Vamos fazer tudo para que isso se torne realidade”, conclui.
No que diz respeito à Ovarense, João Tiago Silva elogia o Benfica e avisa que não é possível comparar esta eliminatória com as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, onde a sua equipa saiu vitoriosa: “O Benfica destaca-se pela qualidade e experiência do grupo. Tem um grupo alargado de opções e uma equipa técnica habituada a estes momentos decisivos. Acredito que, nesta altura da época, esse conhecimento seja mútuo. É verdade que vamos disputar o sétimo jogo contra o Benfica, mas isso não beneficia apenas a Ovarense. Jogar uma meia-final eliminatória a cinco jogos é muito diferente de jogar um playoff a cinco jogos”, ressalta.
O treinador de Ovar realça o impacto positivo do último confronto frente à Oliveirense e explica o sucesso desta época: “A passagem às meias-finais deve servir como motivação extra. Foi uma eliminatória muito intensa, um verdadeiro playoff, que mostrou que mesmo quando as coisas não estavam a correr bem, conseguimos manter o foco. A crença dos jogadores foi o que nos permitiu avançar numa eliminatória que poderia ter caído para qualquer um dos lados. Tínhamos um grande objetivo, que era chegar aos playoffs. Depois, fomos definindo objetivos parciais que mantiveram a equipa sempre focada. Para mim, existem duas razões para o sucesso desta temporada. A primeira foi a crença dos atletas no trabalho que temos vindo a desenvolver desde a época passada, e a segunda foi a forma como conseguimos planear em conjunto com a direção o caminho a seguir nesta época”, revela.
Para o treinador de 48 anos, a Ovarense tem que se manter fiel a si mesma: “Nesta fase da época, não há tempo para invenções. Acreditamos no nosso processo, foi ele que nos trouxe até aqui. Podemos fazer alguns ajustes, pois o adversário é diferente, mas temos que acreditar no que fazemos”, realça.
Por fim, João Tiago Silva deixa uma mensagem: “Desde o ano passado que trabalhamos para que a Ovarense volte ao topo do basquetebol português. A Ovarense, Ovar e os seus adeptos merecem viver este momento, devido ao incrível apoio que nos têm dado. Sentir um apoio crescente ao longo da temporada, e especialmente nestes três jogos dos playoffs, obriga-nos a dar tudo. Sabemos das dificuldades e das diferenças, mas a história deste clube pede mais”, conclui.