Maio 18, 2024

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

A Reformulação da Taça Hugo Santos: Uma Nova Era para o Basquetebol Português

3 min read

O basquetebol português está prestes a testemunhar uma reformulação da Taça Hugo Santos. Após a federação ter alterado o modelo de competição da Liga Betclic masculina para a temporada 2023/24, a acabar com a 2.ª fase que se havia tornado pouco emocionante, apesar dos sucessivos confrontos entre os principais candidatos, e fazia desaparecer do primeiro plano os clubes que caíam para o Grupo B, o troféu que veio substituir a antiga Taça da Liga surgirá logo após a fase regular, entre 23 de setembro e 27 de abril.

No novo formato, em vez de envolver apenas os quatro primeiros classificados da 1ª volta do campeonato, a competição abrangerá todos os 12 clubes da Liga, dividindo-os em dois grupos: Grupo A e Grupo B. A base para esta divisão será a classificação da temporada transata.

Na fase de grupos, cada equipa realizará cinco jogos, e as três melhores de cada grupo avançarão para a fase seguinte, conhecida como Final 6, que terá lugar entre 3 e 5 de maio. Esta mudança promete trazer ainda mais emoção e competitividade à competição, permitindo que todos os clubes da Liga tenham a oportunidade de lutar pelo troféu.

O Grupo A será composto pelos seguintes clubes: Benfica (campeão), Ovarense (4º), Oliveirense (5º), Póvoa (8º), Esgueira (9º) e Galomar (campeão da Proliga). Na primeira jornada, definida por sorteio, teremos os seguintes confrontos: Benfica – Oliveirense, Ovarense – Póvoa e Esgueira – Galomar. Estes jogos prometem ser autênticas batalhas, com cada equipa a procurar garantir a sua posição entre as três melhores do grupo.

No Grupo B, teremos os seguintes clubes: Sporting (2º), FC Porto (3º), Lusitânia (6º), V. Guimarães (7º), Imortal (6º) e Portimonense (2º Proliga). Na primeira ronda deste grupo, os jogos serão os seguintes: Sporting – Portimonense, V. Guimarães – Lusitânia e FC Porto – Imortal. Estas equipas também estarão empenhadas em conquistar um lugar na próxima fase e lutar pelo troféu.

O Sporting tem sido o vencedor das duas últimas edições da competição, derrotando o Benfica na temporada 2021/22 e a Ovarense na temporada 2022/23. As águias são as recordistas em títulos, com 12 conquistas, seguidas pelo FC Porto, com 8, e pela Oliveirense, com 4.

Com a reformulação da Taça Hugo Santos, o basquetebol português entra numa nova era, proporcionando mais oportunidades e emoção aos clubes e aos fãs. O novo formato de competição permitirá que todas as equipas da Liga estejam envolvidas na luta pelo título, promovendo um nível de competitividade ainda maior. Os jogos emocionantes e o talento em exibição certamente tornarão a Taça Hugo Santos uma competição imperdível para os amantes do basquetebol em Portugal.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais