Maio 18, 2024

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

World Rugby destaca participação de Portugal e garante “fosso” é para encurtar.

2 min read

President of GIP Jacques Rivoal during the press conference World Cup Rugby 2023 on May 15, 2018 in Paris, France. (Photo by Aude Alcover/Icon Sport)

A participação da seleção portuguesa no Campeonato do Mundo de Rugby deste ano está a marcar a história da modalidade, apesar da eliminação na fase de grupos. Bill Beaumont, Chairman da World Rugby, assegurou que Portugal e outras equipas eliminadas, como Samoa, Tonga, Uruguai, Chile e Geórgia, não serão esquecidas.

Na 4.ª conferência semanal do Mundial, que precedeu os quartos de final, foi destacada a primeira vitória de Portugal num Campeonato do Mundo, conquistada contra as Ilhas Fiji. Jacques Rivoal, Chairman do França-2023, e Michel Poussau, diretor da competição, elogiaram a prestação de Portugal e de outras nações.

Michel Poussau enalteceu a exibição de Portugal, especialmente a vitória histórica sobre as Ilhas Fiji. Destacou a coragem e determinação da seleção portuguesa, ressaltando que não apenas nos jogos vitoriosos, mas também nas derrotas, Portugal demonstrou grande heroísmo.

As atuações da equipa portuguesa, classificada no Tier 2, contra equipas de topo como País de Gales e Austrália, não passaram despercebidas aos organizadores do evento. Houve um reconhecimento da necessidade de reduzir a diferença de nível entre seleções e tornar a modalidade mais competitiva.

Michel Poussau, diretor do Mundial França-2023, reiterou o compromisso da World Rugby em aumentar a competitividade e estreitar o fosso entre as seleções. Destacou os esforços para proporcionar mais jogos e oportunidades de enfrentar equipas de alto nível, visando tornar o râguebi uma modalidade ainda mais atrativa e equitativa.

A World Rugby está empenhada em apoiar as nações em desenvolvimento por meio de auxílio financeiro, programas de treinamento e arbitragem, bem como logística. Tais medidas têm como objetivo ampliar o acesso dessas equipas a jogos de alto nível com maior frequência, promovendo um aumento da competitividade global. Michel Poussau indicou que mais novidades serão reveladas em breve.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais