Março 21, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Portugal arranca a qualificação para o Mundial de Rugby 2027

Imagem de Rui Morais e Castro

Imagem de Rui Morais e Castro

A seleção portuguesa de rugby está à prestes a iniciar um caminho que pode garantir, pela primeira vez na história, a qualificação direta para um Campeonato do Mundo. Depois de ter carimbado o passaporte para França em 2007 e 2023. Recorde-se que em 2007 ultrapassou o Uruguay no playoff de repescagem e em 2023 o pauramento chegou no torneio de repescagens. Desta vez, os “Lobos” podem selar a presença na Austrália 2027 já em Lisboa, sem necessidade de percursos adicionais.

Para isso, basta vencer os dois primeiros jogos do Rugby Europe Championship 2025, ambos disputados no Estádio do Restelo: o primeiro, contra a Bélgica, no sábado, e o segundo, frente à Alemanha, a 9 de fevereiro. O alargamento do Campeonato do Mundo para 24 seleções permite que os dois primeiros classificados de cada grupo no REC25 assegurem um lugar direto no torneio.

Portugal parte como favorito no Grupo B, onde mede forças com Roménia, Bélgica e Alemanha. Os “Lobos” são vice-campeões do REC e ocupam a 16.ª posição do ranking mundial da World Rugby, muito à frente de belgas (28.º) e alemães (31.º). A principal ameaça será a Roménia, atual 20.ª classificada e adversária no último jogo da fase de grupos, a 15 de fevereiro.

Apesar do histórico amplamente favorável aos romenos (23 vitórias em 29 encontros), Portugal venceu os últimos dois confrontos entre as equipas (38-20 em 2023 e 49-24 em 2024). Ainda assim, a Roménia, agora orientada por David Gérard, ex-treinador de avançados dos “Lobos” no Mundial de 2023, continua a ser um dos adversários mais difíceis da competição.

O primeiro passo para a qualificação passa pelo reencontro com a Bélgica, que surpreendeu ao derrotar Portugal por 10-6 em 2024, poucos meses após a histórica vitória lusa sobre as Fiji no Mundial de França. Com o favoritismo do seu lado, a seleção nacional pretende evitar surpresas e selar a passagem antecipada às meias-finais do torneio.

A Geórgia continua a ser a grande potência do rugby europeu fora do Seis Nações. Os “Lelos”, que venceram 16 das últimas 22 edições do Europe Championship, são novamente os principais candidatos ao título. Caso Portugal vença o seu grupo, evitará a Geórgia nas meias-finais e terá uma hipótese mais acessível de chegar à final pelo terceiro ano consecutivo.

O REC25 arranca na sexta-feira com o encontro entre Roménia e Alemanha, em Bucareste. Já os “Lobos” entram em ação no sábado, às 19:30, no Estádio do Restelo. O alinhamento inicial da seleção portuguesa para o primeiro jogo já foi divulgado:

Titulares:

  1. David Costa
  2. Luka Begic
  3. Diogo Hasse Ferreira
  4. José Madeira
  5. José Rebelo de Andrade
  6. João Granate
  7. Nicolas Martins
  8. Vasco Batista
  9. Samuel Marques
  10. Joris Moura
  11. Rodrigo Marta
  12. Tomás Appleton
  13. José Lima
  14. Vincent Pinto
  15. Simão Bento

Suplentes:
Cody Thomas, Pedro Vicente, Anthony Alves, António Rebelo de Andrade, Diego Pinheiro, Francisco Pinto Magalhães, Manuel Vareiro, Manuel Cardoso Pinto.

O segundo jogo da fase de grupos está marcado para 9 de fevereiro, às 17:15, contra a Alemanha, também no Restelo. A deslocação à Roménia, a 15 de fevereiro, encerrará esta fase crucial da qualificação mundialista.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais