António Aguilar: “Queremos desenvolver uma identidade de jogo transversal a todas as equipas do clube”
3 min read

Também António Aguilar do GD Direito falou com o Canal Balneário sobre como tem corrido a época 21/22 agora que terminou a primeira volta.
“Para o Direito esta primeira parte da época tem corrido dentro do esperado com um ou outro ajuste que temos de fazer sempre em alta competição”.
António Aguilar e o Direito traçaram objetivos claros para esta época e que “(…) passam por desenvolver o nosso jogo e aumentar o nível competitivo do maior número de jogadores (…)”. Isto torna-se quase obrigatório tendo em conta aquilo que já foi frisado por outras equipas e que se prende com o calendário competitivo de clubes que “choca” com os Lusitanos e os Lobos.
“Este novo formato de campeonato bem como o aparecimento dos Lusitanos e ainda a janela de jogos internacionais de Portugal ajuda-nos a atingir esse objetivo pois os jogos do campeonato são jogados sem interrupções e felizmente o GDD tem muito jogadores envolvidos quer nos Lusitanos (12 atletas!!) quer nas várias seleções nacionais!”
Os treinadores estão obrigados a uma gestão mais eficiente dos plantéis. No caso do direito, Aguilar lembra que já foram usados 47 jogadores em 11 jornadas o que para o técnico representa “(…) um enorme orgulho e faz parte do nosso plano a médio / longo prazo de manter o Direito forte através de jogadores formados no clube”.
A formação é uma pedra basilar do projeto do rugby do Direito. O plano consiste em formar jogadores que abasteçam a equipa sénior de forma contínua e sem choques na transição de escalões. É isso que se consegue perceber das palavras de Aguilar
“Queremos desenvolver uma identidade de jogo transversal a todas as equipas do clube baseada no prazer de jogar, na confiança, jogo aberto, ritmo elevado e no construir em vez de destruir! Acreditamos que esse é o rugby que todos gostamos de jogar e ver. E temos conseguido em muitos momentos jogar esse jogo que ambicionamos.”
O Direito, além da equipa principal, tem mais duas equipas séniores que competem no Challenge e no CN2. “Para nós é um orgulho tremendo e uma excelente oportunidade para todos os altetas do clube poderem desenvolver o seu jogo em competição!”
O GD Direito está neste momento em 2º lugar na Divisão de Honra, embora tenha mais um jogo que o 3º classificado que é o Belenenses.