Abril 19, 2024

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Divisão de Honra suspensa pela Federação Portuguesa de Rugby

3 min read
divisão de honra de rugby

Imagem de Luís Cabelo

A Federação Portuguesa de Rugby emitiu ao final da tarde de hoje um comunicado que promete abalar o panorama da modalidade no nosso país.

O comunicado transmite que a Divisão de Honra, competição principal em Portugal, fica suspensa por uma semana. A suspensão deve-se, segundo o comunicado, à impossibilidade do “cumprimento de um conjunto de atos e de decisões” a tempo dos jogos que devem acontecer este fim de semana.

Leia o comunicado na íntegra:

Atenta a Decisão hoje proferida pelo Conselho de Disciplina e a dar por procedente um protesto sobre a utilização de Jogadores por uma Equipa participante no Campeonato Nacional da Divisão de Honra, seniores masculinos, época 2021/2022 (CNDH), a mesma impactará, necessária e diretamente, esta Competição e a sua classificação, com influência decisiva na definição dos próximos jogos.

As obrigações legais, no entanto, impõem à Direção da FPR o cumprimento de um conjunto de atos e de decisões que não permitem que, em tempo útil, seja possível manter a realização de jogos relativos ao CNDH no próximo fim-de-semana de 23 a 25 de abril de 2022.

Entende, por isso, a Direção da FPR que a única forma de garantir o cumprimento das suas obrigações e evitar a realização de jogos que, eventualmente, poderiam ter que vir a ser repetidos, eventualmente com alteração dos participantes, é suspender o CNDH.

Assim, informa-se que o CNDH fica suspenso pelo prazo de uma semana, sem prejuízo de futura decisão desta Direção.

Mais se informa que se procederá, em momento oportuno, à recalendarização desta competição e dos jogos para ela previstos.

Lisboa, 20 de abril de 2022

A Direcção da FPR

Esta situação prende-se com a alegada utilização irregular de jogadores por parte do atual Campeão Nacional, o Técnico. Os factos remontam ao jogo adiado entre Técnico e CDUL. O jogo devia ter sido realizado em janeiro, mas foi para 23 de março. Perante os regulamentos da FPR, as equipas apenas deveriam utilizar jogadores elegíveis para a data inicial do embate (janeiro). A equipa das Olaias terá utilizado vários atletas que infringiam estes regulamentos.

A confirmar-se a situação, o Técnico incorre numa desclassificação e despromoção. O Balneário sabe que é precisamente isso que está em cima da mesa. Sabemos também que o próprio presidente da FPR, Carlos Amado da Silva, terá ido pessoalmente alertar o clube para a situação antes do jogo.

Esta situação tem influência direta nos jogos que deveriam acontecer este fim de semana. Jogar-se-iam os playoffs de acesso à meia-final da competição opondo Direito-CDUL e Agronomia-Técnico.

Uma eventual desclassificação do Técnico, empurrará a equipa para último lugar da tabela, reconfigurando as meias-finais… e não só. A saber:

  • O Benfica sobe ao 6º posto, lugar de playoff
  • Os playoff passariam a ser: Direito-Benfica e Agronomia-CDUL
  • O CDUP ficaria a salvo da despromoção
  • A descida do Técnico poderá ser não para a 1ª Divisão, mas para a 2ª o que exigirá ajustes também nas subidas e descidas destas competições.

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais