fbpx
Julho 6, 2022

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

SEF: 250 atletas estrangeiros vítimas do próprio sonho.

1 min read
futebol

O JN noticia na sua edição de hoje que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem 39 investigações em curso relacionadas com atletas estrangeiros que foram alegadamente vítimas de dirigentes e agentes desportivos no que toca à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

São normalmente jovens, quase sempre futebolistas, que chegam a Portugal para perseguir um sonho de fama e glória no desporto, mas que acabam enganados e usados por dirigentes, agentes ou mesmo colegas de profissão. Foram 250 os atletas que nos últimos 5 anos o SEF identificou como vítimas. A grande maioria dos casos ocorrem em clubes amadores ou de escalões inferiores.

Os mecanismos de prevenção existem, mas parecem não ser eficazes. Nestes 5 anos foram investigados 57 clubes do continente e ilhas e dessas diligências resultaram 93 arguidos: 62 dirigentes, 13 agentes, 12 atletas e 1 treinador.

Ainda recentemente trouxemos o caso de Lucas Nascimento, atleta brasileiro cuja história começa assim mas vai tendo, para já, um desenrolar mais feliz.

Facebook Comments

error

Subscreva as nossas plataformas sociais