Portugal Desafia a Geórgia na Luta pelo Título Europeu de Rugby
A seleção portuguesa de rugby enfrenta um desafio de peso este domingo, ao medir forças com a Geórgia no Estádio Jean Bouin, em Paris, com o firme propósito de arrebatar o seu segundo título europeu, um feito que não alcança desde 2004.
Vinte anos volvidos sobre a sua histórica conquista, Portugal busca reeditar o feito numa competição que tem sido dominada pela Geórgia, a qual ostenta 15 títulos, incluindo 11 das últimas 12 edições do Rugby Europe Championship (REC), anteriormente conhecido como ‘Seis Nações B’. Este torneio, que no último ano adotou um novo formato, incluindo uma fase de grupos, meias-finais e final, tem visto os ‘lobos’ lusitanos a lutar com garra, tendo mesmo alcançado a final na última edição, apesar de derrotados pelos ‘lelos’.
A caminhada até esta final não foi fácil para Portugal, que após uma derrota inicial na Bélgica, conseguiu importantes vitórias sobre a Polónia e a Roménia, culminando num emocionante triunfo sobre a Espanha nas meias-finais, por 33-30, em Lisboa. Já a Geórgia, demonstrando a sua habitual força, superou todos os adversários no seu grupo, incluindo uma assertiva vitória sobre a Roménia nas meias-finais.
Este encontro não é apenas uma repetição da final do ano passado; é também uma nova oportunidade para os ‘lobos’ mostrarem o seu valor e lutarem pelo prestígio no panorama do rugby europeu. Portugal, que atualmente ocupa a 15.ª posição no ranking mundial, encontra-se duas posições atrás da sua rival deste domingo, a Geórgia. Ambas as equipas têm demonstrado um notável progresso e estão ansiosas por este embate.
Apesar de um histórico desfavorável contra os georgianos, com apenas quatro vitórias em 26 encontros, Portugal tem razões para acreditar. O empate 18-18 no último Mundial de Rugby e a histórica vitória sobre as Fiji são testemunhos da capacidade de superação e do talento dos ‘lobos’. O encontro está agendado para as 20:00 (hora de Lisboa), e promete ser um momento alto no calendário do rugby europeu deste ano.
A seleção portuguesa vai a campo com o objetivo de fazer história, procurando não apenas vencer a Geórgia, mas também demonstrar que o seu lugar no rugby europeu é, indubitavelmente, entre os grandes..
