Abril 30, 2025

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

O outro fogo na Juventude Académica Pessegueirense!

Não é costume Nosso individualizar clubes com o decorrer da época, acontece sim nos finais de época. Mas o assunto nasce de uma viagem feita pelo Canal Balneário por terras do Mirtilo, mas infelizmente, por razões muito más.

No verão passado o terror dos incêndios atingiu um dos mais emblemáticos clubes do Concelho de Sever do Vouga. A Juventude Académica Pessegueirense, mais conhecida pela JAP. Tiveram de fazer os mais variados esforços para se multiplicar em treinos e jogos, visto que o seu estádio ficou danificado pelas chamas.

Deixamos assentar o pó das cinzas e lá fomos Nós estrada fora ao encontro dos simpáticos dirigentes. Fomos bem recebidos e era fácil de ver que aquela “gente” não quer deixar o clube morrer. Foram eles, na primeira pessoa a dar o seu testemunho do que naquele dia negro tudo aconteceu. Mas o melhor é mesmo ver no Youtube do Canal Balneário, com o título: Após o fogo!

Bem, fizemos o que podemos para alertar as autoridades e não só. Alertamos para as dificuldades diárias que a JAP tem com treinos, jogos e material desportivo. Mas como já disse em acima irei de forma excecional individualizar um dos escalões da JAP.

As meninas S17 da JAP estão de parabéns. Na primeira fase do campeonato conseguiram um quinto lugar, com três vitórias, um empate e três derrotas. A suas adversárias eram o CD Feirense, CDC Maceira Cambra, ASCD Unidos de Rossas, Clube Albergaria, AD Argoncilhe, CCR São Martinho e CD Loureiro. Esta quinta posição deu direito a disputar a Liga de Prata.

Nesta segunda fase do campeonato, conseguiram um honroso e merecido primeiro lugar, com cinco vitórias, um empate e zero derrotas. Associação Naval 1893, AD Argoncilhe, Clube Albergaria e NEGE, não foram capazes de parar as meninas da JAP.

As boas exibições não ficam por aqui, na Taça Interdistrital já estão nas meias finais. Na primeira eliminatória a JAP venceu no Eixo por três bolas sem resposta. Na eliminatória seguinte em Calvão, ficou tudo a zero. Na lotaria dos penalties foram as mais felizes (4-5). No próximo dia quinze de Março a JAP recebe a União 1919, conhecido pelo União Coimbra, para essa meia final. Final está agendada para dia vinte e nove de Março na Aldeia do Futebol. A outra meia final vai colocar frente a frente Juveforce e Beira Mar.

Para as meninas da JAP, quero deixar uma mensagem. A mensagem é de agradecimento, agradecer por nos mostrar que na adversidade se pode chegar à glória. Que os sacrifícios de atletas, treinadores, dirigentes, encarregados de educação e amigos da JAP, estão a dar e vão continuar a dar frutos. Que a união, o espirito de grupo e a perseverança são pilares fortes de um qualquer monumento Grego.

Permitam-me que vos dê um nome, como são meninas, serão Deusas. Que Deusa poderá se aproximar das Vossas qualidades? Pois bem o passado deve ser recordado sempre, os bons e maus momentos. Como emergiram de uma situação de calamidade, só poderia sair daí o nome dessa Deusa. HÉSTIA – deusa do fogo, deusa que ilumina e aquece os demais. Conhecida também ser a Deusa do lar, família e da cidade!

A Vós, HÉSTIA’S da JAP. Boa Sorte, que as Deusas e Deuses estejam convosco!

Facebook Comments

About Author

error

Subscreva as nossas plataformas sociais