fbpx
Fevereiro 6, 2023

Canal Balneário

Histórias do desporto na primeira pessoa, do futebol ao berlinde, do nacional ao distrital

Começa a Segunda Fase da Divisão de Honra de Rugby

2 min read
Foto de Luís Cabelo

Rugby: Direito vs Cdul

A segunda fase do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de rugby arrancou este sábado e os três jogos do Grupo A, onde se disputa o acesso à fase final, já se realizaram.

O calendário para este sábado, com cobertura integral da Rugby TV, apresentava ao adepto português 3 excelentes embates:

  • Direito – CDUL
  • Técnico – CDUP
  • Agronomia – Belenenses

Ainda que em alguns destes embates os resultados finais denotem algum desequilíbrio, estes eram à partida jogos de tripla e inéditos nesta época uma vez que estas equipas ainda não se haviam defrontado na competição.

A tarde começou com um sempre interessante GD Direito vs CDUL. Um jogo que se pautou pelo domínio dos advogados durante a primeira parte, apesar do empate ter persistido até perto do intervalo, quando um ensaio da equipa da casa permitiu devolver as equipas ao balneário com o Direito na frente por 11-6. No regresso, o Direito conseguiu ainda ampliar a vantagem com novo ensaio, após o qual os forasteiros foram com tudo atrás do resultado. Em face disso o CDUL, que em entrevista ao nosso canal assumiu a candidatura ao título, ainda conseguiu um ensaio perto do final do jogo, mas já não foi a tempo de mais. O resultado ficou então fechado em 25 – 16 para os advogados.

Nas Olaias, o Técnico soma e segue no seu excelente momento ao ter batido o CDUP, único resistente nortenho neste Grupo A, por 32-5. Ensaios de João Nobre, Hayden Hann, João Lobo, Pedro Lucas e Benjamin Smith, facilitaram a vitória do Técnico e conseguiram-lhe um ponto bónus que os coloca na liderança do grupo.

O Belenenses foi vencer à Tapada por 7-28. A equipa da Agronomia chegou a este grupo depois de uma vitória sobre a Académica no playoff, mas não esteve no seu melhor frente a um Belenenses que representa um desafio completamente diferente.

Os Estudantes deslocaram-se ao terreno do CR São Miguel, em jogo a contar para o Grupo B, e venceu por 32-34.

De sublinhar as regras deste formato competitivo: no grupo A, os 4 primeiros disputarão meias-finais para apurar mais tarde o Campeão Nacional; no grupo B, o último desce de divisão enquanto que o penúltimo disputará um jogo com o segundo classificado do escalão a baixo para definir se soube ou se se mantém.

Facebook Comments

error

Subscreva as nossas plataformas sociais